Funec forma cerca de 800 alunos no Ensino Médio Regular e Técnico

Estudantes da instituição já saem das salas de aula aptos e qualificados para a atuação no mercado de trabalho

PMC
Os estudantes da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) estão próximos do encerramento de mais um ano letivo. Para muitos deles, o fim de 2016 significa, também, o desfecho de uma importante etapa da vida: o Ensino Médio. Neste ano, 11 unidades (das 14 totais) terão turmas formadas, com profissionais aptos a ingressar no mercado de trabalho.
Segundo o prefeito de Contagem, Carlin Moura, a Funec foi reaberta em seu governo com o objetivo de garantir oportunidades para os jovens contagenses. "Considero um ganho para a cidade. Este foi o nosso primeiro compromisso cumprido com a população. Investimos na qualidade do ensino, no incentivo a iniciação científica e ficamos orgulhosos de poder colher os frutos positivos deste investimento. Hoje, os nossos jovens saem da Funec direto para as universidades e para o mercado de trabalho", destacou.
Ao todo, cerca de 800 alunos, distribuídos em mais de 35 turmas, vão concluir os estudos no Ensino Médio Regular e Ensino Médio Técnico Integrado, modalidades oferecidas pela Funec. O cumprimento desta etapa escolar garante aos estudantes a possibilidade da inserção no mercado de trabalho com maior facilidade, considerando a reconhecida qualidade do ensino público da instituição.
Na unidade Centec, localizada no centro de Contagem, serão 135 alunos formados neste ano em seis turmas de ensinos regular e técnico. Os estudantes sairão da escola aptos a atuarem nas áreas de Farmácia, Análises Clínicas e Química. O vice-diretor da unidade, professor Reinaldo Nogueira dos Santos, destaca que os cursos técnicos do Centec têm ótima aceitação no mercado. Para ele, "os alunos vão sair da sala de aula com uma excelente qualificação profissional, reconhecimento do mercado e, em consequência, acesso quase garantido às vagas de trabalho. Certamente, terão um futuro brilhante".
A diretora da unidade Riacho, professora Renata Almeida Lima, reforça a opinião do colega. Na unidade, serão 50 formados no técnico em Informática. Para ela, "este momento é muito importante para os egressos, principalmente porque se abre, para muitos, a possibilidade do primeiro emprego já com qualificação adequada". Ela lembra também que "aqueles que não quiserem seguir as carreiras técnicas cursadas, poderão alcançar boas colocações em vestibulares e também no Enem, dando prosseguimento aos estudos no campo universitário".
Resultados
Desde 2013, quando foram reabertas as unidades pelo prefeito Carlin Moura, a Funec vem se destacando pela qualidade do ensino, pela formação de profissionais e pesquisadores e pelo destaque em rankings de educação. Em 2014, a Funec foi a melhor escola pública de Minas Gerais no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - à exceção das escolas federais.
Entre 2013 e 2016, quase 11 mil alunos passaram pelas salas de aula, quadras poliesportivas e laboratórios das atuais 14 unidades da instituição. Nos projetos de iniciação científica, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), os estudantes da Funec já receberam cinco prêmios nacionais e um internacional, com convites para apresentação dos trabalhos em outros estados brasileiros e países como Costa Rica e Inglaterra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNEC XANGRI-LÁ