UM POUCO DE HISTÓRIA

1° ano de existência: Projeto Raízes – De onde vim?

A FUNEC Xangri-lá é uma escola recente e tem se estruturado a cada dia de modo a constituir sua identidade enquanto comunidade escolar. O primeiro ano de existência foi desafiador no sentido de conhecer a comunidade na qual está inserida, a fim de propor ações e estruturar o trabalho pedagógico, visando às necessidades da comunidade e os objetivos da instituição. O momento foi também desafiador porque a escola possuía um grupo de professores que não estava exclusivamente na escola, dificultando a constituição da identidade dos mesmos com o espaço escolar. Foi nesse contexto que a equipe da escola criou seu primeiro projeto, denominado Raízes, cujo objetivo foi resgatar as raízes dos alunos, a identidade da comunidade que a escola estava conhecendo naquele momento. Os alunos e alunas desenvolveram trabalhos de pesquisa na comunidade, procurando resgatar as raízes da mesma, a história do bairro e os desafios enfrentados pelos moradores. O projeto Raízes constituiu-se, a partir de então, como um grande eixo norteador da proposta pedagógica da escola, apresentando variações temáticas nos anos seguintes.

O ano seguinte: 2007 – Quem sou?

Em seu segundo ano, a FUNEC Xangri-lá já possuía um quadro docente mais presente na escola, o que permitia uma maior coesão entre o trabalho dos professores com a proposta pedagógica que estava se desenhando. O projeto Raízes buscou trabalhar a questão da identidade étnico-racial. Tal proposta surgiu, mais do que de uma “imposição” da lei, mas da observação das relações que começavam a se delinear no espaço escolar.

A disciplina “Geografia” propôs a realização de um censo escolar, no qual os alunos e alunas elaboraram, aplicaram e analisaram as perguntas feitas aos estudantes da escola. Pelas respostas, foi perceptível que havia (há) uma dificuldade em identificarem-se racialmente e era constante a negação quanto à raça/cor. Uma das questões era se o aluno ou aluna já havia presenciado alguma situação de racismo na escola, apresentando um percentual de 44% de alunos que responderam sim. Tal resultado mostrou que o ambiente escolar estava sendo palco de discriminação racial, o que nem sempre era problematizado pela mesma.

O tema escolhido para o Projeto Raízes, então, foi a Consciência Negra, no qual os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar diversas temáticas relacionadas ao assunto em manifestações que envolveram parte da comunidade.

2008: A constituição da identidade – O que eu quero? – Além da cultura

O ano de 2008 foi de superações na FUNEC – Xangri-lá. O coletivo de professores se tornou mais completo na escola, ou seja, mais presente, devido ao número de turmas. É importante ressaltar que, na medida em que os anos foram passando a escola foi constituindo sua identidade e esse processo, é claro, envolveu também os docentes. O Projeto Raízes, em 2008, procurou avançar em alguns sentidos. Nos anos anteriores, embora as temáticas tenham sido legitimadas pelos alunos e alunas, a sugestão dos temas foram feitas pelos professores. O Raízes 3 se superou ao solicitar aos alunos as sugestões quanto às temáticas abordadas, além de se abrir para a comunidade no dia da culminância do projeto. O trabalho refletiu o amadurecimento tanto dos alunos, quanto da equipe pedagógica.

2009: No alicerce da diversidade

Em 2009 o Projeto Raízes já era esperado até mesmo pelos estudantes que ingressaram na escola. Foi com grande expectativa que os trabalhos foram organizados. Novamente, repetindo o que já havia ocorrido em 2008, os alunos tiveram a liberdade de escolher os assuntos que mais eram de interesse da turma para apresentar no dia 24 de Outubro. Foi muito satisfatório perceber a participação da comunidade novamente. Pelas escolhas dos temas fica nítido o interesse dos estudantes no tema cultura e universo jovem.

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