ABORTO
PESSOAL,
APROVEITANDO A DISCUSSÃO INICIADA NO 3°B SOBRE O ABORTO, ACHEI A MATÉRIA ABAIXO INTERESSANTE E RESOLVI COMPARTILHAR COM VCS...
Geografia do aborto
Mais de um milhão de abortos ilegais são feitos todos os anos no Brasil. Essa é a estimativa do Ministério da Saúde, que se baseou no número de internamentos relacionados a aborto induzido, em hospitais da rede pública.
De acordo com os dados do SUS (Sistema Único de Saúde), os hospitais recebem diariamente cerca de 686 mulheres com complicações decorrentes de abortamento incompleto ou de abortos malfeitos, que podem levar à morte. O aborto induzido ou clandestino ocorre em todos os estados brasileiros, sendo as áreas de maior incidência os estados do Acre e do Amapá.
Observe no infográfico a incidência de abortos clandestinos por unidade da Federação.
Imagem: Positivo Informática / Coalha
Segundo informa o Ministério da Saúde, os estados da Região Sudeste (com exceção do Rio de Janeiro), da Região Sul e da Região Centro-Oeste (exceto o Distrito Federal), apresentaram, no período de 1992 a 2005, taxas inferiores a 20,4 abortamentos induzidos em cada grupo de 1.000 mulheres entre 10 e 49 anos.
No entanto, na Região Norte (exceto o estado de Rondônia), e na Região Nordeste (exceto os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba), as taxas são maiores que 21,1 abortamentos induzidos em cada grupo de 1.000 mulheres entre 10 e 49 anos. Esse mesmo número é registrado no estado do Rio de Janeiro. Já os estados do Acre e do Amapá chegam a registrar mais de 40 abortamentos em cada grupo de 1.000 mulheres dessa mesma faixa etária.
Por Helen Simone França, geógrafa do portal
Comentários
Postar um comentário