EM DEFESA DA FUNEC
A FUNEC - Fundação de Ensino de Contagem é uma instituição que há 37 anos vem atuando na formação dos jovens de Contagem. A população que vê na instituição a garantia de um Ensino Médio gratuito e de qualidade para seus filhos e filhas não consegue aceitar o processo de desmonte pelo qual a Fundação vem passando.
A relação da cidade com a Instituição de ensino é tão forte, que todos os candidatos à Prefeitura nas últimas eleições fizeram questão de reafirmar seu compromisso com a manutenção da FUNEC.
Mas, como infelizmente os compromissos feitos às vésperas da eleição nem sempre se transformam em "promessa cumprida", a atual prefeita, já com seu segundo mandato garantido, quebrou a promessa feita em vários comícios quando em campanha nas várias Regionais, dizendo que manteria a FUNEC e que os pais poderiam ficar tranquilos, pois seus filhos fariam o processo seletivo da FUNEC e, se aprovados, teriam o direito de estudar em sua região, evitando assim a despesa com o transporte.
E o quadro desolador que contemplamos hoje é o fechamento de várias unidades, como Hibisco, Alvorada, Tiradentes e outras que estão com os dias contados, funcionando com duas ou três turmas porque a Administração proibiu as matrículas no início de 2009, garantindo apenas a terminalidade para os alunos que já estavam cursando o Ensino Médio.
Para justificar todo esse processo que chamam de "reestruturação", a Prefeitura alega que o Ensino Médio é dever do Estado. Disso todos já sabem. Porém, não existe nenhuma lei que obrigue um município a fechar uma instituição de ensino só porque ela está atuando também em outra modalidade. Sendo assim, uma cidade do porte de Contagem, com a arrecadação que tem (998 milhões - 2010) poderia manter até uma faculdade municipal, desde que atendesse a demanda do Ensino Fundamental que, por lei, é prioritária. E essa demanda o Município já atende. São mais de 60.000 alunos na Rede Municipal.
Agora ficou muito claro para a população que o fechamento das Unidades da FUNEC é realmente uma questão política que, aliás, os gestores nem escondem mais. Quando pressionados eles respondem "São diretrizes do governo e não podemos fazer nada."
Cientes do seu papel de interlocutores e de sua responsabilidade enquanto cidadãos que podem e devem intervir para que a FUNEC continue sendo um patrimônio do povo contagense, voltado aos interesses sociais da cidade, várias lideranças das Regionais Ressaca/Nacional, Nova Contagem, Industrial e Petrolândia decidiram formar um Comitê de Defesa do Ensino Médio na FUNEC e a primeira ação do Comitê será a de levar as reivindicações à presidente da Fundação, numa reunião agendada para terça, dia 21/09, às 14 horas, no prédio da Administração. A principal solicitação é para que haja processo seletivo em novembro/2010 para primeiro ano do Ens. Médio e a manutenção da FUNEC em todas as Regionais.
O objetivo do grupo é defender a manutenção da FUNEC nos moldes em que vinha atuando em 2008 e mostrar que a Fundação não é propriedade de um governo, mas de um povo e este é quem deve estabelecer suas diretrizes.
Contatos dos membros do Comitê por Região:
Caio Marques (Grêmio Funec Pampulha / Xangri-lá):
Tânia Alves (Funec Ressaca): 3357-3046
Dário Rodrigues (Nova Contgem) : 9772-1250
Rayane de Sousa (Nova Contagem): 9963-2511
Amélia Rodrigues (Tropical/Petrolândia): 98900563
Paula Patrícia (Eldorado): 3356-4811
Maria Regina (Industrial): 3385-2741
Tainara de Jesus (Industrial):3364-5041
Comentários
Postar um comentário