Cuidado: O mosquito da dengue está bem próximo de você!
Contagem é a primeira cidade em Minas Gerais a fazer o teste rápido para detectar dengue, que apresenta o resultado em cerca de dez minutos. O teste rápido é realizado nos pacientes com sintomas graves. A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza, desde a última quarta-feira (3/4), dois postos exclusivos de enfrentamento à dengue, localizados nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do JK (Pronto-socorro do JK) e da Ressaca. Os postos terão dois médicos, um enfermeiro, dois recepcionistas e três técnicos de enfermagem, com atendimento 24 horas, durante todo o mês de abril. Se necessário, a força-tarefa será estendida ao mês de maio.
Dengue em Contagem
O município de Contagem está em estado de alerta. Foram feitas 4.255 notificações de suspeitas de dengue e foram confirmados 900 casos, nos três primeiros meses de 2013. Dos 900, dois são de dengue hemorrágica. Destes dois, um evoluiu para o óbito. Porém, Contagem ainda não está com uma epidemia de dengue.
UPA JK
A Unidade de Pronto Atendimento JK, na região do Eldorado, atende cerca de 400 pessoas por dia. São 480 profissionais trabalhando no local. Além de sala de urgência, a UPA atende clínica médica, pediatria, cirurgia e ortopedia. Devido ao surto de dengue em todo o Estado, especialmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, houve um grande aumento na demanda de atendimento na UPA. Por isso, a Secretaria de Saúde montou a força-tarefa para atender os pacientes com suspeita da doença
Mutirão
Contagem promoverá mutirões de combate à dengue por toda a cidade. Uma força-tarefa envolvendo todas as secretarias municipais foi montada e se reunirá nessa quinta-feira (4/4) para definir as novas ações. Serão feitos mutirões semanais em cada distrito sanitário, a começar pela região do Nacional, no dia 13/4.
A Secretaria de Educação promove ações contínuas nas escolas municipais envolvendo pais, professores e alunos, com orientações sobre o combate ao foco do mosquito. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos informou que recolheu, ao longo do ano, cerca de sete mil toneladas de entulho na cidade e que está notificando todas as empresas que têm obras no município a eliminarem possíveis focos de dengue em suas construções.
Os agentes de saúde estão fazendo visitas domiciliares para verificar se há incidência de larvas do mosquito transmissor da dengue nas residências e orientar a população a combater a proliferação do mosquito.
Fonte da matéria (com edição de Funec Xangri-lá): Prefeitura de Contagem
Dicas sobre a dengue:
Links Relacionados:
Comentários
Postar um comentário