MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E JARDIM BOTÂNICO DA UFMG


MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E JARDIM BOTÂNICO DA UFMG Rua Gustavo da Silveira, 1035, Santa Inês CEP 31080-010
Belo Horizonte - MG – Brasil Telefone: 31 3409-7600 Email: dir@mhnjb.ufmg.br

O Museu
Os museus, até bem pouco tempo, eram vistos, em geral, apenas como ambientes fechados guardiões de objetos antigos. Contrariando essa visão, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (MHNJB/UFMG) tem como proposta principal constituir-se um ambiente vivo, impregnado de uma história que, ainda em construção, se modifica a cada dia. Ele é singular por abrigar um espaço museológico aberto à visitação pública localizado no interior de um Jardim Botânico, que, por sua vez, abriga importantes espécies da flora e da fauna brasileiras.
Em seus 600 000 m2 de área verde, o MHNJB - UFMG oferece atividades de pesquisa, de ensino e de extensão, buscando sempre ampliar e estreitar seus laços, de modo especial, com a comunidade de Belo Horizonte e de Minas Gerais.

Jardim Botânico
Situado em uma área de 600 000 m2, o Jardim Botânico do Museu de História Natural da UFMG é um importante espaço de preservação da biodiversidade, uma vez que abriga inúmeras espécies da fauna e flora brasileiras. Aberto à visitação pública, ele oferece diversas opções de lazer, cultura e aprendizado pelo contato direto com a natureza e com todos os benefícios por ela gerados. Além disso, é responsável não só pelo levantamento e preservação das espécies botânicas locais mas também pela venda orientada de mudas.
 
O Presépio do Pipiripau
O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG guarda um importante tesouro da arte popular – o Presépio do Pipiripau. Criado ao longo do século XX, pelo artesão Raimundo Machado, sincroniza 586 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas, que contam a história da vida e da morte de Jesus Cristo, costurada ao cotidiano de uma cidade, com sua variedade de artes e ofícios.


Viveiro de mudas e Estufa
O Viveiro de mudas cultiva mudas de diferentes espécies coletadas na própria mata do museu. São mais de cem de espécies entre arbóreas, frutíferas e ornamentais, nativas e exóticas.
O setor realiza cuidadosamente todo o processo de produção: seleção, beneficiamento, preparo de leito de enraizamento, manutenção, transplante e disponibilização para plantio da área. A venda de mudas é orientada, fornecendo ao cliente informações necessárias ao cultivo e preços abaixo dos praticados no mercado.
O MHNJB firmou uma parceria com o Projeto Manuelzão da UFMG e produz mudas para o reflorestamento da Bacia do Rio das Velhas. Além disso, numa das estufas fica a coleção científica de orquídeas e na outra a exposição de Bonsai que aplica a milenar arte oriental às espécies encontradas dentro do museu.
As Plantas Medicinais e o Museu
O setor de Plantas Medicinais do MHNJB dispõe de uma horta didática, que compreende diferentes espécies de plantas medicinais. Por intermédio do Dataplamt ainda em fase de construção , o visitante poderá observar amostras de drogas vegetais, ou seja, a parte da planta de onde se extraem os princípios ativos dos medicamentos. Além disso, serão disponibilizados, para consulta, fotos e dados concernentes às plantas medicinais devidamente catalogadas. Tudo isso para que o visitante, de qualquer idade, tenha acesso às informações necessárias para um bom uso das plantas.

Lagos e nascentes
O MHNJB abriga, em seu espaço natural, cinco nascentes, que, juntas, alimentam um lago artificial. Nesse lago, além de plantas aquáticas e ornamentais, vivem diferentes espécies de peixes e tartarugas, assim como, no seu entorno, podem ser observados alguns tipos de pássaros aquáticos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNEC XANGRI-LÁ