Contagem adere à campanha contra o desperdício de água

Moradores e órgãos públicos se mobilizam e dão bons exemplos de como economizar água

Divulgação
Em Contagem, os moradores e o poder público estão unidos para combater o desperdício de água no município. Desde o início da crise hídrica no país, provocada pela escassez de chuva, muitos estão mobilizados para conseguir economizar água. A prefeitura está fazendo a parte dela e, entre outras ações, sancionou o Decreto 462, de 13 de fevereiro, que prevê campanhas educativas de conscientização e fiscalização para os casos graves de desperdício, já em andamento na cidade. Bons exemplos também estão sendo seguidos pela população com o intuito de diminuir o consumo em 30% da água distribuída pela Copasa, para evitar um possível racionamento.
Este é o caso do morador do bairro Inconfidentes, Lincoln Johnson Pereira. Ele desenvolveu um sistema de captação de água da chuva com sete tambores, de 200 litros cada, interligados entre si. Com cerca de duas horas de chuva forte todos os tambores são preenchidos acumulando 1.400 litros que são usados para a limpeza do chão, lavagem do carro, reposição da água da piscina, entre outros. Como já está fazendo sua parte, Lincoln acredita que a fiscalização servirá somente para aqueles que realmente desperdiçam. "Se cada pessoa tiver consciência não terá nada a temer, pois é só colaborar. A fiscalização serve para aqueles que descumprem a lei, então infelizmente é necessário mexer no bolso", afirmou.
A moradora do Fonte Grande, Emanuela Leão, armazena em uma bombona a água da máquina de lavar, que seria descartada diretamente para o esgoto, e utiliza para lavar a varanda e passar o pano na casa. Ela afirmou que o próximo passo será montar um sistema de captação de água da chuva. Já o morador do Novo Riacho, José Benedito, também capta a água da chuva e a utiliza para regar as plantas e lavar o quintal. Ele ainda utiliza água sanitária para combater a dengue. "Apenas 2ml do produto por litro de água são suficientes para prevenir o nascimento de larvas do mosquito", afirmou.
Os órgãos da administração pública também aderiram à campanha contra o desperdício e estão dando bons exemplos de como economizar água. Nos Restaurantes Populares do Eldorado e do Ressaca a água utilizada para lavar frutas e legumes está sendo reutilizada para a limpeza de pisos e canaletas dos refeitórios e cozinha. Uma máquina apropriada para limpeza do piso, que funciona com pouca quantidade de água, auxilia no processo de economia. Sanitários, bebedouros e cozinha receberam reparos nas válvulas e manutenção para verificar possíveis vazamentos, além da troca de torneiras e componentes. Na área externa, a fachada de vidro teve a frequência da lavagem reduzida, sendo limpa e higienizada com panos umedecidos e materiais de limpeza.
A Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira, em Nova Contagem, participante do Programa de Educação Ambiental Escola Sustentável, conseguiu reduzir o consumo de água em 20%, gerando economia do recurso natural e também na conta. De acordo com a diretora, Eunice Geralda de Melo Sá, no ano passado a escola fez a troca das torneiras, dos bebedouros, válvulas de descarga e deu a manutenção em vazamentos, além de captar água da chuva para regar a horta comunitária. "Antes da crise hídrica já estávamos atentos a essa questão, agora só continuamos com a manutenção e conscientização dos alunos. Temos que dar o exemplo tanto na escola como na comunidade que nos cerca", disse.
Programa Municipal de Combate ao Desperdício de Água
O Programa Municipal de Combate ao Desperdício de Água, lançado em 26 de fevereiro, envolve a realização de blitzes educativas, divulgação nas redes sociais, ampliação dos Programas de Educação Ambiental do município, entre outros. O desperdício de água também está sendo alvo de fiscalização por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pode ser denunciado ao órgão pela população. O telefone para denúncias é o 3911-9362.

Fonte:http://www.contagem.mg.gov.br/?materia=497910

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNEC XANGRI-LÁ