Plataforma online faz análise e correção de redações do Enem

Serviço criado em Belo Horizonte é lançado hoje em escola pública.




PUBLICADO EM 17/04/15 - 03h00

Os sócios Daniel Machado e João Paulo Santos lançam hoje a Imaginie, uma interface em que os alunos podem enviar redações de teste do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que professores possam corrigi-los com praticidade e rapidez.


Voltada para estudantes de todo o país, a plataforma permite que as redações sejam enviadas pelo celular, escaneadas ou digitadas no site www.imaginie.com. A correção é entregue por e-mail em até seis dias úteis. A primeira correção feita pela plataforma é gratuita. A partir da segunda, será cobrada taxa de R$ 9,90 por redação.
O aluno ainda terá acesso a relatórios de desempenho e um ranking de posicionamento para que possa avaliar suas performances em relação à de outros estudantes.
“Para escrever melhor, é preciso praticar muito. No entanto, as escolas apresentam dificuldades para corrigir grandes quantidades de redações ao longo do ano. Assim, os alunos recebem pouco retorno em relação ao seu desempenho e acabam não tendo uma atenção especial a uma das partes mais difíceis e importantes do Enem, que é a redação. A Imaginie resolve esse problema”, analisa Machado.
Para ajudar os estudantes da rede pública de educação, a Imaginie vai adotar cinco escolas, sendo quatro de Minas Gerais e uma de São Paulo, com o objetivo de acompanhar e ajudar a elevar a média das notas dos estudantes. No projeto piloto, a iniciativa vai ajudar mais de 300 alunos de escolas públicas. A Escola Estadual Professora Inês Geralda de Oliveira, em Belo Horizonte, começa a receber suporte direto da plataforma hoje, beneficiando 80 alunos que se preparam para o Enem.
Plataforma testada. Antes do lançamento, a Imaginie realizou um teste da plataforma com 346 estudantes cadastrados. A ação foi aplicada em nove Estados brasileiros, além de Lisboa, atingindo ao todo 31 cidades. “O resultado foi uma melhora na nota média desses alunos, que alcançaram 700 pontos, de mil possíveis, nas redações”, conta João Paulo Santos.
Ele ainda ressalta que a Imaginie é a única plataforma de correção de redações em atuação no Brasil a usar o conceito de crowdsourcing para compor o time de corretores, que recebem treinamento e remuneração por redação corrigida.
“A plataforma proporciona também total flexibilidade de atuação para esses profissionais. Recebendo um certificado de excelência emitido pela Imaginie, o corretor torna-se, ainda, uma referência na disciplina”, explica.
A partir de 24 de abril, a plataforma terá aplicativo disponível para iOS e Android.
Números
Importância. No Enem de 2014, mais de 500 mil estudantes zeraram a prova de redação, e, dos 6,2 milhões que a fizeram, 4 milhões tiraram notas abaixo de 60%.
Fonte: O Tempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNEC XANGRI-LÁ