Google: 10 dicas para usar ferramentas gratuitas em aula
Professores podem usar tecnologia a seu favor para organizar tarefas, realizar conferências, entre outras atividades
2 JUN2015
16h33
atualizado em 3/6/2015 às 17h40
Em vez de brigar com os alunos que não desgrudam de seus celulares e tablets em sala de aula, cada vez mais professores usam a tecnologia a seu favor. Mas nem todos dominam ou mesmo conhecem tudo o que a internet oferece nesse campo.
SAIBA MAIS
Veja como usar app do Google com backup ilimitado para fotos
Windows 10 será lançado dia 29 de julho, anuncia Microsoft
Seis apps fazem você passar bem o Dia dos Namorados
Google tem diversas ferramentas que podem colaborar com as aulas presenciaisFoto: Google / Reprodução
Siga o Terra Notícias no Twitter
Como diretor de tecnologia educacional do Weducation, iniciativa que reúne escolas tradicionais de São Paulo, Marcelo de Freitas Lopes trabalha na formação de educadores para o uso dos aplicativos do Google na sala de aula. Com a sua ajuda e a do professor de história e filosofia Fernando Rosário, o Terra elaborou 10 sugestões de uso das tecnologias do gigante de buscas para a escola. Confira.
Preparar aulas
Além da pesquisa tradicional do site de buscas, o Google Acadêmico permite que o professor consulte diferentes trabalhos com as certificações formais da academia e mantenha sua aula sempre atual. O professor de história e filosofia Fernando Rosário, do Colégio Internacional EMEC, de São Paulo, compartilha o conteúdo com os alunos, deixando que eles façam suas interpretações e debatam a partir delas.
Trabalhos em grupo no Drive
Ferramentas como o documento ou a planilha do Google Drive permitem que múltiplos usuários editem um trabalho ao mesmo tempo, o que facilita a construção de trabalhos coletivos.
Se o Drive facilita a vida dos estudantes para trabalhar em equipe, também ajuda o professor a acompanhar o desenvolvimento da tarefa e verificar o que cada estudante produziu no documento. Rosário comenta que os trabalhos em grupo começaram a funcionar melhor. “Antes nem todos os alunos participavam, alguns pediam para os colegas colocarem seus nomes nos trabalhos. Agora isto não funciona mais, o que valoriza também aqueles que se dedicam, porque é mais fácil reconhecer o esforço deles.”
Sem Ctrl+C Ctrl+V
Desmascarar plágios da internet fica mais fácil no Google Drive. Basta o professor selecionar o trecho do texto e clicar com o botão direito que uma coluna de pesquisa do próprio Google é aberta sem precisar sair do documento.
Formulário do Drive (flubaroo)
Rosário comenta que o uso dos formulários, somado ao aplicativo flubaroo, motivou os alunos a cumprir os deveres de casa. Segundo o professor, os alunos inclusive fazem a tarefa ainda em aula.
Após a explicação de um conteúdo, ele elabora questões de múltipla escolha e coloca no formulário. Com o flubaroo, é possível criar um gabarito e depois ver o desempenho de cada estudante. O que, para o professor, aumenta o esforço na hora de responder. “Ninguém quer pagar o mico de acertar poucas respostas em comparação aos colegas, então eles capricham mais.”
Acompanhando a performance de cada aluno de forma mais rápida e eficiente do que olhando cadernos de toda uma turma, é mais fácil identificar dificuldades e dar um retorno para os estudantes.
Classroom
É um aplicativo criado especialmente para a educação. Permite a criação de uma sala de aula virtual onde o professor pode organizar tarefas e medir os desempenhos de alunos, além de compartilhar documentos. Diferentemente de outras plataformas de ensino a distância, no Classroom, os alunos também podem criar e compartilhar documentos, com a aprovação do professor.
Fim da cópia no caderno
Aquela aula tradicional, em que o professor escreve no quadro negro e a turma copia, é deixada de lado. Rosário, por exemplo, monta apresentações com slides e depois encaminha para os alunos pelo Classroom. As anotações ficam restritas àquilo que os estudantes acharem importante salientar para seus estudos.
Conferências via Hangout
Muitas vezes o professor quer levar um convidado para explicar um determinado assunto na aula, mas conciliar a agenda é difícil. Se o palestrante for de outra cidade, o problema é ainda maior. O Hangout do Google Plus pode ser a solução. Com ele, o contato pode ser feito por meio de vídeo conferência, inclusive com a participação de mais interlocutures. A conversa ainda pode ser transmitida ao vivo e depois ficará salva no YouTube. A ferramenta também pode ser útil para alunos que, por alguma razão, faltaram a aula.
Google Earth
“O que as pessoas conhecem do Google Earth é só a ponta do iceberg.” É o que diz o professor Marcelo de Freitas Lopes. Ele explica que o programa permite que o professor crie apresentações em cima das imagens.
Outro recurso pouco conhecido é o Ocean View. Enquanto o Street View permite que os usuários visualizem ruas, como se estivessem caminhando por elas, o Ocean View oferece experiência semelhante em alguns pontos dos oceanos. Lopes lembra que uma professora relatou ter utilizado o programa para explicar o que eram recifes de corais, apresentando a barreira de corais australiana.
Instituto Cultural Google
Após uma aula sobre Revolução Francesa, Rosário convidou seu alunos para conhecer o Palácio de Versalhes. Sem sair da sala de aula, utilizou o Google Cultural Institute. A ferramenta é parecida com o Street View, mas dirigida a monumentos históricos, museus e maravilhas do mundo.
Para Rocha, a experiência auxiliou os alunos a entenderem as razões da revolução. “Quando eles visualizam todo aquele luxo e descobrem que aquilo era sustentado pelos impostos de uma população miserável, é fácil entender a revolta.”
Youtube.com.br/edu
O YouTube já é bastante reconhecido como um bom aliado para o ensino de conteúdos com o auxílio de seus vídeos tão diversos. No entanto, professores podem ter dificuldades para filtrar somente os materiais educativos. A solução está no youtube.com.br/edu. Com curadoria da Fundação Lemann, a plataforma contém apenas materiais voltados para a educação.
Fonte: Terra
Comentários
Postar um comentário