Serra do Caraça (Santa Bárbara / Catas Altas – MG)



Reserva do Caraça – MG

Caraça é o nome de um trecho da Serra do Espinhaço localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, no estado de Minas Gerais - Brasil, aonde funcionou um colégio no qual estudaram grandes personalidades da história brasileira como os presidentes do Brasil Arthur Bernardes e Affonso Pena. 

            Hoje, o Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que abrange uma área de 11.233 hectares, cujo nome conhecido também como Santuário do Caraça.

A palavra Caraça se deve à forma que tem parte da serra, que lembra a imagem de um rosto de um gigante deitado.
A serra é formada por picos e morros como: Trindade, Conceição, Olaria, Canjerana, Carapuça, Inficionado e do Sol, este último o ponto mais alto chegando a uma altitude de 2072m. 

As águas que descem das montanhas formam belas cascatas e cachoeiras como Cascatinha, Cascatona, Bocaína e Belchior, com suas águas intensamente ferruginosas.

No Caraça há também dois lagos: o Tanque Grande e o Tanque São Luís.
O disco "Missa do Quilombo" de Milton Nascimento, artisto brasileiro consagrado internacionalmente, foi gravado ao vivo, em março de 1982, nas dependências da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Santuário.

Pico do Inficionado
Com 2.046 metros de altitude, localiza-se a 5 horas de caminhada.  No pico há uma gruta denominada Gruta do Cantenário a mais profunda do mundo em formação quartzito.

Cascatinha
A Cascatinha está localizada a 2 km do Colégio do Caraça. Seu acesso se dá por uma trilha bem leve e sinalizada. Parte de suas nascentes estão localizadas na região do Pico do Sol, que ao longo do caminho formam várias cachoeiras e piscinas naturais.

Cascatona
Localizada a 6 km do Colégio do Caraça está a Cascatona, com mais de 80 metros de queda d'água. Seu acesso é feito por uma trilha bastante arborizada, sendo comum a companhia de esquilos, macacos e aves ameaçadas de extinção e endêmicas da região.

Bocaina
A Bocaina encontra-se entre o Pico do Inficionado e a Caraça. É um grande desfiladeiro, neste contraforte da Serra do Espinhaço. É a Bocaina que propriamente nomeou o Caraça como tal.
Sua trilha mede em média 5 Km e se vai até lá tomando o caminho da Cascatinha, no estacionamento dos visitantes. Já na trilha, toma-se à direita na terceira entrada, atravessa-se o rio e continua-se em frente, sempre em direção à garganta do Gigante, que está de perfil, deitado na Serra do Espinhaço. Quando se chega pela trilha à Pedra da Paciência, um afloramento rochoso, segue-se em frente, descendo até sua base, seguindo as setas indicativas, pintadas na rocha, até a Bocaina.

Campo de Fora
Talvez o Campo de Fora seja o lugar do Caraça mais fácil de ser definido com uma única palavra: paradisíaco.
Este local esconde maravilhas que o Criador deixou para nos embriagar com sua bondade. São muitas cachoeiras espalhadas pelos campos verdejantes de relevo ondulado.

Como Chegar:
Belo Horizonte (120 Km) – Seguir a BR 381 sentido Espírito Santo, passando pelos trevos de Ravena, Caeté, Nova União, Bom Jesus do Amparo e de Itabira, percorrer mais 7 Km e entrar a direita na MG 436 sentido Barão de Cocais. Passar o trevo de Barão de Cocais, após 9 km você estará em Santa Bárbara. Por mais 12 km na MG 129 chegará em Catas Altas.

Fonte: Fonte: http://www.serradocaraca.tur.br/serra_do_caraca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNEC XANGRI-LÁ