Parabéns aos professores  Marcos W Lima (Filosofia) e  Adilson Nobre (Artes) pela iniciativa do projeto, assim como todos os estudantes participantes. 

 CONCURSO DE FOTOGRAFIA: CONFINS DA MINHA CASA

A pandemia trazida pela COVID-19 nos mergulhou em tempos difíceis e obscuros. No que diz respeito ao contexto escolar, estamos vivenciando uma situação nova e inesperada, pois, como seres humanos, temos necessidade do contato visual, da palavra aberta, do sorriso e de outras emoções das pessoas que nos estão próximas. É o que costumamos fazer na escola! Nela, aprendemos e trocamos experiências uns com os outros a todo momento. A pandemia, porém, desorganizou tudo, mas, ao mesmo tempo, nos possibilitou novos desafios. O concurso de fotografia que animamos apresentar foi inscrito nessa ordem: a do desafio! Do ponto de vista pedagógico, nunca duvidamos que o imaginário e a construção poética proporcionados pela fotografia poderiam contribuir para fomentar, nos estudantes, uma reflexão pessoal em relação às suas demandas emocionais e existenciais, inaugurados pela pandemia. O processo de construção de imagem suscita indagações. Acreditamos que, em contextos de crise, mais ainda: Quais relações podemos estabelecer com o outro, no momento em que essa alteridade é negada? Quem sou eu nos momentos de crise? Ou, o que a crise faz em mim ou de mim?

Foi com este sentido, um tanto indefinido e incomensurável, que resolvemos realizar o concurso de fotografia na FUNEC – XANGRILÁ, em Contagem, com o tema CONFINS DA MINHA CASA [Educação em Tempos de Pandemia]. 

A foto não poderia ser feita fora da residência dos estudantes. Deveria ser buscada ali, onde reside, respeitando os protocolos sanitários de distanciamento social que o momento exige. A foto poderia ser feita a partir do celular, câmera fotográfica específica ou qualquer outro aparelho.
Para nos ajudar a fazer a análise e classificar os trabalhos contamos com a participação especial do Fotógrafo autoral e doutor em urbanismo Reginaldo Luiz Cardoso, a quem agradecemos pela generosa cordialidade.

Prof. Marcos W Lima (Filosofia)
Prof. Adilson Nobre (Artes)

MENSAGEM DE REGINALDO LUIZ CARDOSO:

Caros alunos,

Fiquei muito honrado em ter sido escolhido para fazer parte do júri do Concurso de Fotografia de vocês. E parabéns a todos os participantes. As fotografias que vocês enviaram foram e são muito boas. Deu para perceber que vocês se empenharam muito em fazê-las.

Mas confesso que isso fez com que fosse muito difícil fazer as minhas escolhas. Para tornar o meu trabalho o mais fácil possível adotei quatro critérios.

Primeiro observei o enquadramento, a primeira regra da fotografia. Em segundo, procurei as de melhor nitidez, a segunda regra da linguagem fotográfica. Em terceiro, observei a composição, uma regra que nos diz sobre o equilíbrio dos elementos dentro da fotografia. E, por fim, procurei, a meu ver, as de maior criatividade, a regra que faz a fotografia se transformar em arte.

Espero que todos tenham gostado de participar e tenha sempre mais e mais concursos como este.

Obrigado!

Reginaldo[L]Cardoso, fotógrafo autoral
https://www.flickr.com/photos/regiscardoso


1 lugar - Thainá Diniz ( 3B )



2 lugar - Hudson Rubert Roza ( 2C )


3 lugar - Wanessa Lina ( 2C )


4 Lugar - Fernanda Kemilly ( 2C )


5 Lugar - Rafael Lucas de Lima Silva ( 1B )


Luiza Provette ( menção honrosa ) ( 3A )


Laura Avila ( menção honrosa ) ( 3B )


Alan Henrique ( menção honrosa ) ( 1A )


Ana Luiza Gomes 
( menção honrosa ) ( 1B ) 


Bianca Guimarães da Costa ( menção honrosa ) ( 1C )


Maria Luiza Araújo ( menção honrosa ) ( 2C )


Alícia Xavier ( menção honrosa ) ( 3A )


Victor Novais ( menção honrosa )


Gabriel da Silva 
( menção honrosa ) ( 2C )


Maria Alice de Paula Freitas ( menção honrosa ) ( 1B )




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNEC XANGRI-LÁ

FERNANDO SABINO: VIDA E OBRA