PGE - Visita
No dia 12 de maio a escola recebeu a visita dos grupos que integram o PGE (Programa de Gestão Educacional).
Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pela unidade como o Projeto Raízes e o Projeto de Química elaborado pelo professor Hercules Ayres Vieira, com experimentos e debates sobre as diversas fontes energéticas, além das propostas de trabalho.
Propostas de trabalho:
- Elaboração de portifólios com os alunos.
- Aplicação de questionários para avaliar as expectativas dos pais, dos alunos, funcionários e professores sobre o trabalho desenvolvido pela unidade.
- Análise dos resultados e estabelecimento de metas por etapas, individuais e de cada turma.
- Desenvolvimento de estratégias para melhorar a organização do trabalho escolar.
- Divulgação das ações implementadas no blog e nos murais da escola.
Obs.: Como ponto de partida para a confecção dos portifólios cada aluno receberá um quadro informativo com todos os dados referentes ao aproveitamento obtido nos anos anteriores e indicará nos espaços reservados sua meta pessoal e a meta da turma, definida em conjunto.
Resultados dos questionários
O que os alunos esperam dos professores e da equipe de liderança?
- Cooperação
- Participação do coordenador e da pedagoga
- Envolvimento e boa vontade dos profissionais
- Criação de estratégias motivacionais
- Melhorias estruturais
- Valorização dos profissionais
- Parcerias nos trabalhos
- Diálogo
Quais as expectativas dos alunos sobre o trabalho dos funcionários do quadro administrativo?
- Melhores condições de trabalho
- Diálogo aberto
- Comunicação atualizada
- Respeito
- Convivência agradável
- Ampliação do acervo da biblioteca
- Melhorias estruturais
Obs: Divulgaremos assim que for possível os resultados dos questionários aplicados aos pais e professores e os próximos encaminhamentos.
Avaliação visita do PGE:
Pontos Positivos:
- Turma 2º A: alunos afinados e envolvidos com o propósito do programa.
- Interatividade do grupo.
- Recepção da equipe gestora: empenho em receber os convidados.
- Integração e organização da biblioteca: impacto nas salas de aula.
- Arquivo de legislação disponível na biblioteca para consultas.
- Boa vontade, empenho dos profissionais e alunos em implantar o PGE.
Pontos que podem ser melhorados:
- Divulgação das propostas do PGE nos setores.
- Exposição dos mapas estratégicos nos setores.
- Integração entre a equipe de liderança na execução das tarefas / ferramentas do PGE.
- Complementar as metas da biblioteca.
- Evitar comparações entre as turmas.
- Transformar em gráficos os resultados das pesquisas aplicadas.
- Divulgar os resultados e encaminhamentos no blog da unidade.
- Montar a pasta de processos.
Comentários
Postar um comentário