Novidades da Biblioteca
A escola recebeu diversas obras de apoio pedagógico através do PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) com o objetivo de facilitar a atualização e o desenvolvimento de seus profissionais. Todo o acervo descrito abaixo já se encontra disponível para empréstimo na biblioteca da escola.
LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES
BALDI, Elisabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a formação de leitores de literatura. Porto Alegre: Projeto, 2009.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
MARIA, Joseane. Literatura na formação de leitores . São Paulo:Paulinas, 2007.
MIGUEZ, Fátima. Nas artes-manhas do imaginário infantil: o lugar da literatura na sala de aula. Rio de Janeiro: Singular, 2009.
PARREIRAS, Ninfa. Confusão de línguas na literatura: o que o adulto escreve, a criança lê. Belo Horizonte: RHJ, 2009.
SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. Goiânia: Cânone Editorial, 2009.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, Renata Junqueira de. Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
PORTUGUÊS
ANTUNES, Irandé. Aulas de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2010.
CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2010.
CASTANHEIRA, Maria Lúcia... [et al.] (orgs.) Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FERRAREZI Junior, Celso. Semântica para a educação básica. São Paulo: Parábola, 2008.
GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2009.
KRAMER, Sonia. Alfabetização, leitura e escrita : formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2010.
MARTINS, Maria Sílvia Cintra. Oralidade, escrita e papéis sociais na infância. São Paulo: Mercado de Letras, 2008.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2010.
NASPOLINI, Ana Tereza. Tijolo por tijolo: prática de ensino de língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2009.
RICARDO, Stella Maris Bortoni. Falar, ler e escrever em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2008.
RIOS, Zoé. Da escola para casa: alfabetização. Belo Horizonte: RHJ, 2009.
SEBER, Maria da Glória. A escrita infantil: o caminho da construção. São Paulo: Scipione, 2009.
SOARES, Maria Inês Bizzotto. Alfabetização lingüística: da teoria à prática. Belo Horizonte: Dimensão, 2010.
TRABAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2009.
MATEMÁTICA
ALSINA I PASTELLS, Àngel. Desenvolvimento de competências matemáticas com recursos lúdico-manipulativos. Curitiba: Base Editorial, 2009.
BRIZUELA, Bárbara M. Desenvolvimento matemático na criança. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DANTE, Luiz Roberto. Formulação e resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 2010.
FONSECA, Maria da Conceição. Ensino de Geometria na escola fundamental: três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
NACARATO, Adair Mendes. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
NUNES, Terezinha [et al.]. Educação Matemática 1: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2009.
PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho. Soroban: uma ferramenta para compreensão das quatro operações. Itabuna: Via Litterarum, 2009.
RIBEIRO, Flávia Dias. Jogos e modelagem na educação matemática. São Paulo: Saraiva, 2009.
SADOVSKY, Patrícia. Ensino de matemática hoje: enfoque, sentidos e desafios. São Paulo: Ática, 2010.
SESSA, Carmen. Iniciação ao estudo didático da álgebra. São Paulo: SM, 2009.
SMOLE, Kátia Stocco. Jogos de Matemática de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SMOLE, Kátia Stocco. Jogos de matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
OARES, Eduardo Sarquis. Ensinar Matemática. Belo Horizonte: Dimensão,2010.
STRAREPRAVO, Ana Ruth. Mundo das idéias: jogando com a matemática, números e operações. Curitiba: Aymará, 2009.
ARTE, MÚSICA E TEATRO
BEYER, Esther e KEBACH, Patrícia (orgs.). Pedagogia da música: experiências de apreciação musical. Porto Alegre: Mediação, 2009.
CORREIA, Marcos Miranda. Trabalhando com jogos cooperativos. São Paulo: Papirus, 2006.
FERRAZ, Maria Heloísa Côrrea de Toledo. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez,
2010.
LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. Campinas: Papirus, 2003.
MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009.
MARTINS, Mirian Celeste. Teoria e prática de ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2009.
NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação. Campinas: Papirus, 2010.
REVERBEL, Olga Garcia. Jogos teatrais na escola: atividades globais de expressão. São Paulo: Scipione, 2009.
ROSSETTO Júnior, Adriano J. (org.). Jogos educativos: estrutura e organização da prática. São Paulo: Phorte, 2010.
ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2009.
SANT'ANNA, Renata. Saber e ensinar arte contemporânea. São Paulo: Books, 2009.
SCHAFER, R. Murray. Educação sonora: 100 exercícios de escuta e criação de sons. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
CIÊNCIAS
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2009.
CAMPOS, Maria Cristina da Cunha. Teoria e prática em Ciências na escola: o ensino-aprendizagem com investigação. São Paulo: FTD, 2009.
DELIZOICOV, Demétrio. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez,2009.
GUIMARÃES, Luciana Ribeiro. Série professor em ação: atividades para aulas de Ciências. São Paulo: Nova Espiral, 2009.
KRASILCHIK, Myriam. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2007.
MORAIS, Marta Bouissou. Ciências, ensinar e aprender. Belo Horizonte: Dimensão, 2010.
PORTO, Amélia. Um olhar comprometido com o ensino de ciências. Belo Horizonte: FAPI,2009.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
VIZENTIN, Caroline Rauch. Meio ambiente: do conhecimento cotidiano ao científico: metodologia, ensino fundamental, 1º ao 5º ano. Curitiba: Base Editorial, 2009.
HISTÓRIA
Brodbeck, Marta de Souza Lima. O ensino de História: um processo de construção permanente. Curitiba: Módulo, 2009.
CAMPOS, Helena Guimarães. História e linguagens, volume único: livro do professor. São Paulo: FTD, 2009.
FERREIRA, Marieta de Moraes. Aprendendo história: reflexão e ensino. São Paulo: Do Brasil, 2009.
FONSECA, Selva Guimarães. Fazer e ensinar história. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
HIPOLIDE, Márcia. Ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental - metologias e conceitos. São Paulo: Nacional, 2009.
KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas.
São Paulo: Contexto, 2010.
MOCELLIN, Renato. História e cinema: educação para as mídias. São Paulo: Do Brasil, 2009.
NEMI, Ana. Ensino de História e experiências. São Paulo: FTD, 2009.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2009.
SOBANSKI, Adriane de Quadros. Ensinar e aprender história: histórias em quadrinhos e canções. Curitiba: Base Editorial, 2009.
GEOGRAFIA
ALMEIDA, Rosângela Doin de (org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2010.
CASTROGIOVANNI, Antonio (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base Editorial, 2009.
KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico. São Paulo: Contexto, 2010.
LESSAN, Janine. Geografia no ensino fundamental I. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.
CULTURAS AFRODESCENDENTES E EDUCAÇÃO
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação. São Paulo: Paulinas, 2007.
LÍNGUA INGLESA
FERNÁNDEZ, Gretel Eres (coord.). Publicidade e propaganda: o vídeo nas aulas de língua estrangeira. São Paulo: Nacional, 2009.
HADFIELD, Jill. Manual Oxford de introdução ao ensino de Língua Inglesa. Curitiba: Positivo, 2009.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Atividade social nas aulas de língua estrangeira. São Paulo: Moderna, 2009.
EDUCAÇÃO FÍSICA
DARIDO, Suraya Cristina. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. São Paulo: Papirus, 2007.
FILHO, Lino Castellani [et al]. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, João Batista. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2009.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 2009.
GALHARDO, Jorge Sergio Pérez. Prática de ensino em Educação Física: a criança em movimento. São Paulo: FTD, 2009.
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
LÊ BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artmed, 1987.
LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES
BALDI, Elisabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a formação de leitores de literatura. Porto Alegre: Projeto, 2009.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
MARIA, Joseane. Literatura na formação de leitores . São Paulo:Paulinas, 2007.
MIGUEZ, Fátima. Nas artes-manhas do imaginário infantil: o lugar da literatura na sala de aula. Rio de Janeiro: Singular, 2009.
PARREIRAS, Ninfa. Confusão de línguas na literatura: o que o adulto escreve, a criança lê. Belo Horizonte: RHJ, 2009.
SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. Goiânia: Cânone Editorial, 2009.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUZA, Renata Junqueira de. Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
PORTUGUÊS
ANTUNES, Irandé. Aulas de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2010.
CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2010.
CASTANHEIRA, Maria Lúcia... [et al.] (orgs.) Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FERRAREZI Junior, Celso. Semântica para a educação básica. São Paulo: Parábola, 2008.
GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2009.
KRAMER, Sonia. Alfabetização, leitura e escrita : formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2010.
MARTINS, Maria Sílvia Cintra. Oralidade, escrita e papéis sociais na infância. São Paulo: Mercado de Letras, 2008.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2010.
NASPOLINI, Ana Tereza. Tijolo por tijolo: prática de ensino de língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2009.
RICARDO, Stella Maris Bortoni. Falar, ler e escrever em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2008.
RIOS, Zoé. Da escola para casa: alfabetização. Belo Horizonte: RHJ, 2009.
SEBER, Maria da Glória. A escrita infantil: o caminho da construção. São Paulo: Scipione, 2009.
SOARES, Maria Inês Bizzotto. Alfabetização lingüística: da teoria à prática. Belo Horizonte: Dimensão, 2010.
TRABAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2009.
MATEMÁTICA
ALSINA I PASTELLS, Àngel. Desenvolvimento de competências matemáticas com recursos lúdico-manipulativos. Curitiba: Base Editorial, 2009.
BRIZUELA, Bárbara M. Desenvolvimento matemático na criança. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DANTE, Luiz Roberto. Formulação e resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 2010.
FONSECA, Maria da Conceição. Ensino de Geometria na escola fundamental: três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
NACARATO, Adair Mendes. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
NUNES, Terezinha [et al.]. Educação Matemática 1: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2009.
PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho. Soroban: uma ferramenta para compreensão das quatro operações. Itabuna: Via Litterarum, 2009.
RIBEIRO, Flávia Dias. Jogos e modelagem na educação matemática. São Paulo: Saraiva, 2009.
SADOVSKY, Patrícia. Ensino de matemática hoje: enfoque, sentidos e desafios. São Paulo: Ática, 2010.
SESSA, Carmen. Iniciação ao estudo didático da álgebra. São Paulo: SM, 2009.
SMOLE, Kátia Stocco. Jogos de Matemática de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SMOLE, Kátia Stocco. Jogos de matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
OARES, Eduardo Sarquis. Ensinar Matemática. Belo Horizonte: Dimensão,2010.
STRAREPRAVO, Ana Ruth. Mundo das idéias: jogando com a matemática, números e operações. Curitiba: Aymará, 2009.
ARTE, MÚSICA E TEATRO
BEYER, Esther e KEBACH, Patrícia (orgs.). Pedagogia da música: experiências de apreciação musical. Porto Alegre: Mediação, 2009.
CORREIA, Marcos Miranda. Trabalhando com jogos cooperativos. São Paulo: Papirus, 2006.
FERRAZ, Maria Heloísa Côrrea de Toledo. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez,
2010.
LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. Campinas: Papirus, 2003.
MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009.
MARTINS, Mirian Celeste. Teoria e prática de ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2009.
NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação. Campinas: Papirus, 2010.
REVERBEL, Olga Garcia. Jogos teatrais na escola: atividades globais de expressão. São Paulo: Scipione, 2009.
ROSSETTO Júnior, Adriano J. (org.). Jogos educativos: estrutura e organização da prática. São Paulo: Phorte, 2010.
ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2009.
SANT'ANNA, Renata. Saber e ensinar arte contemporânea. São Paulo: Books, 2009.
SCHAFER, R. Murray. Educação sonora: 100 exercícios de escuta e criação de sons. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
CIÊNCIAS
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2009.
CAMPOS, Maria Cristina da Cunha. Teoria e prática em Ciências na escola: o ensino-aprendizagem com investigação. São Paulo: FTD, 2009.
DELIZOICOV, Demétrio. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez,2009.
GUIMARÃES, Luciana Ribeiro. Série professor em ação: atividades para aulas de Ciências. São Paulo: Nova Espiral, 2009.
KRASILCHIK, Myriam. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2007.
MORAIS, Marta Bouissou. Ciências, ensinar e aprender. Belo Horizonte: Dimensão, 2010.
PORTO, Amélia. Um olhar comprometido com o ensino de ciências. Belo Horizonte: FAPI,2009.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
VIZENTIN, Caroline Rauch. Meio ambiente: do conhecimento cotidiano ao científico: metodologia, ensino fundamental, 1º ao 5º ano. Curitiba: Base Editorial, 2009.
HISTÓRIA
Brodbeck, Marta de Souza Lima. O ensino de História: um processo de construção permanente. Curitiba: Módulo, 2009.
CAMPOS, Helena Guimarães. História e linguagens, volume único: livro do professor. São Paulo: FTD, 2009.
FERREIRA, Marieta de Moraes. Aprendendo história: reflexão e ensino. São Paulo: Do Brasil, 2009.
FONSECA, Selva Guimarães. Fazer e ensinar história. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
HIPOLIDE, Márcia. Ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental - metologias e conceitos. São Paulo: Nacional, 2009.
KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas.
São Paulo: Contexto, 2010.
MOCELLIN, Renato. História e cinema: educação para as mídias. São Paulo: Do Brasil, 2009.
NEMI, Ana. Ensino de História e experiências. São Paulo: FTD, 2009.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2009.
SOBANSKI, Adriane de Quadros. Ensinar e aprender história: histórias em quadrinhos e canções. Curitiba: Base Editorial, 2009.
GEOGRAFIA
ALMEIDA, Rosângela Doin de (org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2010.
CASTROGIOVANNI, Antonio (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base Editorial, 2009.
KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico. São Paulo: Contexto, 2010.
LESSAN, Janine. Geografia no ensino fundamental I. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.
CULTURAS AFRODESCENDENTES E EDUCAÇÃO
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação. São Paulo: Paulinas, 2007.
LÍNGUA INGLESA
FERNÁNDEZ, Gretel Eres (coord.). Publicidade e propaganda: o vídeo nas aulas de língua estrangeira. São Paulo: Nacional, 2009.
HADFIELD, Jill. Manual Oxford de introdução ao ensino de Língua Inglesa. Curitiba: Positivo, 2009.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Atividade social nas aulas de língua estrangeira. São Paulo: Moderna, 2009.
EDUCAÇÃO FÍSICA
DARIDO, Suraya Cristina. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. São Paulo: Papirus, 2007.
FILHO, Lino Castellani [et al]. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, João Batista. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2009.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 2009.
GALHARDO, Jorge Sergio Pérez. Prática de ensino em Educação Física: a criança em movimento. São Paulo: FTD, 2009.
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
LÊ BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artmed, 1987.
Comentários
Postar um comentário