Netiqueta

A internet possui um conjunto de regras de bom comportamento chamado netiqueta.
Em outras palavras, a netiqueta apresenta um conjunto de boas maneiras e normas gerais que possibilitam o uso da internet de forma mais amigável e agradavél, sem mal entendidos.

Boa educação é bem vista em todo lugar. Na internet não é diferente. Quem descumpre as regras da netiqueta pode estar perdendo oportunidades e amigos.

Então: vamos conhecer algumas destas regras*?

-Respeito: Respeite para ser respeitado e trate os outros como gostaria de ser tratado. Lembrar-se de que dialogar com alguém através do computador não isenta das regras comuns da sociedade, por exemplo, o respeito ao próximo.

Maiúsculas: Nunca se deve escrever nada usando apenas as letras maiúsculas, isso significa que a pessoa está gritando. Evite excessos como grifos, cores, tamanho da fonte...

- Mensagens chatas: Evite enviar mensagens de propagandas não-solicitadas, “correntes”, Spam e outras mensagens do tipo.

- Emoticons: O emoticon é legal quando usado da forma correta: demonstrar sentimentos. Os emoticons não devem ser utilizados como elementos do próprio texto, visto que em alguns casos não é possível identificar o que a pessoa quer dizer com aquilo.

- Fugir do assunto: Ao usar um comunicador instantâneo, nunca fuja do assunto. Mesmo que aquilo não lhe interessa ou é desagradável, diga algo, mesmo que finalizando o assunto, para mostrar que você leu a mensagem.

- Tópicos Chamativos: Nunca crie tópicos em fóruns com títulos muito chamativos e escandalosos, procure relacionar bem o título com a mensagem em questão.

- Ofensas:
Na internet, principalmente em sites de relacionamento, não é difícil encontrar discussões negativas e ofensas. Se alguém for ofendido, não se deve revidar e criar uma “guerra on-line”, visto que isso dificilmente acabará. O melhor caminho é ignorar.
 
-Pontuação: Ninguém é obrigado a usar a norma culta, mas é preciso usar um mínimo de pontuação. Ler um texto sem pontuação, principalmente quando é grande, gera desconforto, e, além disso, as chances dele ser mal interpretado são muitas.

-No mensageiro, facebook e outros: Usar a funcionalidade de se auto-determinar um status ou estado como away, ou ausente, se possível. Procurar ser o mais claro possível para não gerar confusão. Não sair do mensageiro sem se despedir da pessoa com quem está "falando".

-Textos longos: Em textos muito longos, deixar uma linha em branco em algumas partes do texto, paragrafando-o.

-Fontes: Não copiar textos de sites ou qualquer outra fonte que possua conteúdo protegido por registro e que não permita cópias e sempre, mesmo com autorização de cópia, cite as fontes quando utilizá-las.

Referências*:
Mundo Educação
Winkipedia

Você pode saber mais sobre o assunto em:

Câmara do Deputados - EAD
Cartilha em Pdf 

Secretaria da Defesa Social de Pernambuco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNEC XANGRI-LÁ

Dona Custódia