VISITA TÉCNICA – GRUTA REI DO MATO – 29/06/13


Gruta Rei do Mato I

É a segunda Gruta mais visitada no Estado. Tem 998m de extensão dos quais 220m estão abertos à visitação pública. O desnível chega aos 30 metros. Ostenta espeleotemas bastante incomuns e de extraordinária beleza, com destaque para o 4º e último salão, denominado Salão das Raridades, onde se encontram duas colunas de cristal de calcita, perfeitamente simétricas, com cerca de 12m de altura e 25cm de diâmetro - formação raríssima.

            Há ainda pintura rupestres na chamada Grutinha datados de 6 mil anos e uma réplica de resina, da Xenorhinotherium bahiensis – mamífero pré histórico que habitou Minas Gerais, Bahia e o Sul de São Paulo, há cerca de seis mil anos.

 A gruta se encontra em meio a mata de transição - Mata Atlântica para Cerrado - local com várias espécies da nossa flora, como: aroeira, angico, pequizeiro entre outras.

A gruta rei do mato faz parte do roteiro do Circuito das Grutas, que inclui as grutas da Lapinha e Maquiné.

Fonte: Texto de Karla Costa –Turismóloga (com adaptações de Funec Pampulha).
Obtido em: www.setelagoas.com.br 

 
Gruta Rei do Mato II

 A Gruta Rei do Mato está localizada a apenas 6 quilômetros do centro de Sete Lagoas, às margens da BR-040, possui fácil acesso para seus visitantes e ótima infra-estrutura. A caverna está divida em 4 salões: o salão da Couve - Flor, o salão dos Blocos Desabados, o salão do Poço dos Desejos e o salão do Poço das Raridades. Esse último realmente merecedor do nome, pois apresenta duas grandes colunas que se estendem do chão ao teto, com uma altura de 20m e diâmetro médio de 20 a 30 cm, além de contar também com vários helictites, pequenas estruturas de formato retorcido ou espiralado, formação rara na região.

Pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, de seis mil anos atrás, foram encontradas na Grutinha, anexo da Rei do Mato. Também foram descobertas ferramentas indígenas petrificadas, em perfeito estado, que hoje estão em laboratórios de estudos científicos. A Grutinha expõe, também, uma réplica do Xenorhinotherium bahienses, animal herbívoro que habitou Minas, Bahia e sul de São Paulo, há cerca de seis mil anos.

A gruta passou a ser visitada turisticamente em 1988 e em 2010 o IEF assumiu a proteção e preservação da gruta e da área em torno da mesma, passando então a ser denominada toda a região de Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato. Dessa forma a SELTUR ficou com a administração financeira e turística especificamente da Gruta e o IEF de todo o monumento.

Fonte: Créditos de Equipe Turismomineiro.com (com adaptações de Funec Pampulha).   Obtido em: http://www.visiteminasgerais.com.br.

Informações para o visitante:
•   Procure ir com um calçado confortável, devido ao fato de que parte do percurso é feito em uma trilha;
•   Vá com roupas leves e não carregue peso;
•   Jamais tocar nas formações, estalactites e estalagmites, bem como demais formações (espeleotemas), pois, uma vez interrompido o processo de formação das mesmas, esse levará milhões de anos para nova formação,
•   Não levar alimentos para o interior da gruta, restos alimentares trazem animais indesejáveis para o interior da mesma;
•   Não jogar papel de balas no chão, como qualquer outros objetos.
•   A gruta possui iluminação em todo percurso;

Funcionamento: Diariamente das 08:00hs às 17:00hs. Telefone : (31) 3771-5258 ou 3773-6465.
  
                                      
Para Saber Mais Sobre Grutas:

Governo de Minas Gerais - Gruta Rei do Mato
Grupo de Espeleologia e  Montanhismo: http://www.gesmo.org/formacao_grutas.htm
Smart Kids - Montanhas e Cavernas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUNEC XANGRI-LÁ

Dona Custódia